A nova Biblioteca Municipal de Vila Velha do Rodão, integrante da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, tipo BM1, começará a ser construída no final deste ano. "A Biblioteca será distribuída ao longo de três pisos, todos eles com acesso directo ao exterior, por razões de segurança. A entrada principal será o piso mais elevado, embelezado com um miradouro.
As salas de leitura, com secção de adultos, infantil e de periódicos, ficarão instaladas num piso intermédio. O patamar inferior será reservado para os serviços de tratamento documental e depósito. Estimado em cerca de um milhão de euros, este projecto contou com o apoio do Instituto Português do Livro e da Biblioteca (IPLB) que vai custear metade do investimento.
A actual Biblioteca Municipal tem 22 anos e está instalada no Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento, onde divide o espaço com uma exposição permanente de arqueologia e várias actividades de tempos livres. Com cerca de 10 mil títulos e meio milhar de utentes, a Biblioteca pretende melhorar e alargar as suas actividades, nas novas instalações. A nova biblioteca será adjacente à Casa das Artes e Cultura do Tejo, recém-inaugurada. Na verdade, trata-se de um complexo único, com dois edifícios distintos ligados entre si, através de uma pala projectada. Este elemento de ligação servirá também de protecção, permitindo uma passagem confortável de um edifício para outro, com as entradas respectivas próximas." Fonte : Gazeta do Interior - 26-07-006 A propósito, desde inícios de Julho funcionam nas piscinas de Fratel e Vila Velha de Ródão “Bibliotecas de Verão” que disponibilizam gratuitamente livros (em V. V. Ródão), e também Cds e DVDs na piscina de Fratel. Com este projecto pretende-se "difundir o gosto pela leitura, criar novos utilizadores da Biblioteca do CMCD e dar a conhecer os seus fundos documentais". Etiquetas: Acervo Documental, Acontecimentos, Equipamento Instalações e Mobiliário, Geral, IPLB, Serviços de Biblioteca |